Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

LIDERANÇA – SEU MINISTERIO PRECISA DE UM TEMA

Eu nada me propus a saber entre vós senão Jesus Cristo e este crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos” (1 Co 2.1,2)

Certa ocasião li sobre um pregador ministrar acerca de quinze coisas que ele faria se começasse o seu ministério de novo. Uma delas era ter um tema. Pregamos e ensinamos muitas coisas sem um tema de vida a partir de nossa profunda experiência com o Senhor. Jesus Cristo crucificado e ressurreto era o tema de Paulo. Na verdade, ele o reduziu para a expressão “em Cristo”. Toda a vida, toda a teologia de Paulo estava embasada nessa expressão. Toda a sua análise da vida, das circunstâncias era a partir de sua profunda experiência com Cristo.

Geralmente os escritores das Escrituras, que foram inspirados pelo Espírito Santo, possuíam um foco. Abraão era a fé. Jacó era a persistência ou perseverança. José era a integridade. Davi era a confiança. Salomão era a sabedoria. Cada profeta tinha um tema principal. Os evangelistas tinham uma ênfase. Cada um deles abordou um tema sobre Jesus. Para Mateus, Jesus era o Rei. Para Marcos, Jesus era o Filho do Homem. Para Lucas, Jesus era o servo. Para João, Jesus era o Filho de Deus.

Inúmeras vezes somos como aquele homem que deseja caçar patos selvagens atirando desordenadamente. Precisamos mirar cada um deles e atirar. Como lideres e pregadores é mister que tenhamos um tema e, a partir dele, interpretarmos as situações. Sem duvida, haverá uma conexão segura entre o tema que recebemos do Senhor e a necessidade do Seu povo.

O nosso tema é a chave que abrirá as portas dos contextos nos quais estamos inseridos. Quando o povo de Deus estiver cansado de ouvir o tema é porque está aprendendo a caminhar pela Palavra. Quando temos uma ênfase podemos planejar melhor, em oração, as mensagens. O tema é o norte, a direção.

O Senhor Jesus Cristo deve ser sempre a gênese do nosso assunto. Os nosso sermões devem ser plenos da Pessoa e Obra de Cristo. Ele é a razão dos nossos temas e, consequentemente, da nossa fé. Portanto, tenhamos um tema nos nossos ministérios para a edificação da Igreja; salvação dos perdidos e para a Glória do nosso Grande Deus que nos chamou com uma santa vocação.

Qual seria o tema do seu ministério pessoal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe sua vida
Obrigado!