Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

NÃO SABER "DIZER NÃO", ADOECE

Certa ocasião, pediram para Jesus de Nazaré operar um milagre, Ele disse que não o faria. Em outra oportunidade, requereram que ele entrasse em um litígio de partilha de bens de dois herdeiros, Ele declarou que não tinha competência jurídica para isso. Zombaram d'Ele na cruz, provocando-O para que mostrasse sua identidade como Filho do Altíssimo, despregando-se do patíbulo e mostrando seu poder, mas graças a Deus Ele não atendeu isso.

Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, nasceu e viveu entre nós para mostrar-nos como é o caráter do Todo-Poderoso bem como para revelar-nos como o ser humano deve ser. Deste modo, o Salvador ensinou que dizer "sim" para todos não é prova de autoafirmação, de boa educação, de expressão positiva de voluntariedade ou de demonstração de altruísmo. Jesus me ensina dizer "não" a boa parte das demandas a que sou solicitado. Não saber "dizer não", adoece

Não saber dizer "não" promove má qualidade de vida, perda de tempo, de dinheiro e, consequentemente, estrago na saúde. Se alguns tivessem sabido dizer "não", teríamos menos menores abandonados nas ruas, menos gravidezes indesejadas, menos viciados em drogas lícitas ou ilícitas, menos violência, menos crimes...; a lista seria interminável.

Mesmo desagradando alguém, você pode contribuir com seu próprio bem estar pessoal e até com o proveito do destinatário da negativa. Aprenda a dizer "não", no momento correto e apropriadamente para certas pessoas e para certas situações e sua saúde irá ser preservada ou melhorará.

O primeiro passo para aprender a dizer "não" é identificar o porquê você deseja responder "sim", quando não deveria fazê-lo. Aprenda que normalmente quando atendemos a todos e a tudo é porque estamos sendo vítimas, dentre outras, de uma das fraquezas.

Portanto, estabeleça com a ajuda de Deus qual a missão da sua vida, assim, você distinguirá o urgente do prioritário e saberá dizer "não". Tenha coragem de ser sincero dizendo "não", quando esta deve ser a resposta correta diante das demandas da vida. Não se trata de ser egoísta ou de ser sempre do contra, trata-se de lutar pela saúde pessoal e de ser um agente promotor da saúde do próximo.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA INTEGRA?

imageA partir do mês de SETEMBRO iniciaremos uma série de mensagem com o seguinte tema:

Integridade Familiar; Integridade Profissional; Integridade Bíblica; Integridade Ministerial; Integridade Pessoal.

O nosso objetivo é encorajar a cada um de vocês a viverem uma viva integra, reta perante a sociedade e principalmente perante o Senhor. Nossa expressão de vida deve glorificar a Deus em tudo. Usaremos o manual mais puro e integro a “bíblia”.

Você não pode faltar, serão dias de aprendizado e de volta para o Senhor.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MEU MOMENTO DE REFLEXÃO

Se eu sou discípulo eu tenho que está disposto a aprender

Se eu sou servo, eu tenho que viver para servir.

Se eu sou ovelha, não posso dar ouvidos a voz do lobo, mas sim do Bom Pastor.

Se eu sou trigo, tenho que tomar muito cuidado com o joio.

Mas quem sou eu perto do grande “EU SOU”?

Para falar a verdade, só sei que a graça DELE é tão abrangente e que hoje sou seu filho e, isso não é mérito meu, mas é um presente enorme que ganhei através de Jesus.

Ao mesmo tempo em que não sou nada sem ELE, com ELE, eu posso e tenho todas as coisas que são suficientes para que eu viva uma vida de gratidão e expressão de amor.

Eu quero ser um discípulo, um servo, uma ovelha, como um trigo para o EU SOU. Amém!

image

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

AMANHÖ25 de agosto de 2012

Será realizado amanhã o 13º Congresso da Rede de Jovens e Adolescentes.

Foram dias de preparo e de busca da direção de Deus.

Todos se envolveram!

Que a presença do Senhor seja notória e que cada vida seja instrumento de transformação.

Em breve comentários e fotos.

Alysson Jordão

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PENSANDO EM NOSSAS AMIZADES

imageNinguém nasceu para viver isolado. É melhor serem dois do que um. Mesmo que sejamos pós-modernos, dentro de nós existe uma sede de laços humanos e estes laços não se supre com a “era da amizade virtual” e nem mesmo com a “era da amizade com animais”. O princípio maior de amizade é gente com gente, aproximação, afeto, convivência... Por isso devo pensar:

1 - Que tipo de cuidado eu tenho com meus amigos?

2- Eu cultivo as minhas amizades?

3- Se eu fosse fazer uma lista de grandes amigos que eu via há dez anos e quantos deles eu vejo hoje?

4- Quem eu considero como um dos meus melhores amigos (a).

5- Tenho amigos na igreja onde eu congrego? Quem?

ATENÇÃO: Não faça nada que vá levar você para longe das suas amizades verdadeiras. Amizades levam um tempão para se consolidar e um tempinho para esfriar, pois assim como a proximidade gera intimidade, a distância fragiliza os vínculos.

Que o amigo maior (Jesus) lhe conceda sabedoria para escolher e cuidar bem dos seus amigos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

E DEUS NÃO DESISTE DE SUA OBRA

Filipenses 1.6 – “tendo por certo isto mesmo, que aquele (Deus) que em vós (Igreja) começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”

Na palavra de Deus há diversos relatos de como o Senhor trabalha em diferentes pessoas de diferentes maneiras. Ele sabe exatamente como cada um de Seus filhos se sente com relação a si mesmo e ao mundo ao seu redor (Salmos 139.23), quais são seus desejos (Salmos 37.4), quais são seus talentos (Mateus 25.15) e quais são defeitos (Isaías 6. 5-7), e levou isto em conta quando fez os projetos de suas vidas.

O Senhor sabia que Davi, mesmo sendo desprezado por sua família, amava o Senhor de todo coração, por isso o ungiu rei (1Samuel 16). Sabia também que mais tarde ele cairia em pecado com Bate-Seba (2 Samuel 11), mas que se arrependeria sinceramente diante Dele (Salmos 51). Deus não espera que nós, Seus filhos, sejamos perfeitos da noite para o dia, Ele espera a nossa decisão de deixá-lo trabalhar. A cada vez que chegamos mais perto, Ele aquebranta nosso coração mais e mais (Jeremias 23.29) e se nós nos cansarmos, Ele mesmo ergue sua obra de novo (Jeremias 18.4).

O inimigo não perde tempo em tentar atrasar a obra que Deus começou (Neemias 4) porque ele sabe que não pode pará-la (Jó 42.2). Não permita que o diabo o desanime, o acuse ou o seduza, a obra que Deus começou será completada.

Hoje pode ser que algo precise ser melhorado, mas o nosso Senhor garantiu que nada pode nos separar do seu amor ( Romanos 8. 37-39). Espera no Senhor e confia!

Você é a obra que levou Jesus a ser crucificado e ressuscitado ao terceiro dia e Ele não vai desistir de concluir sua obra!

Texto: Gabrielle Ribeiro

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

E COMO FICA O FIM DO MUNDO?

Slide1À medida que a história marcha para sua peroração, percebemos a amplificação dos sinais que apontam para o fim do mundo. Assim, observamos crescer na mídia e nas ruas o interesse pelas explicações a cada um destes sinais.

Atônitas, as pessoas buscam diversas explicações, e não raramente, procuram questionar os cristãos sobre o que a Bíblia fala a respeito do fim do mundo. Para tanto, é necessário que nós, a Igreja, estejamos preparados para, com mansidão e temor, responder aqueles que nos pedir a razão de nossa fé (1 Pe 3.15). Mas, quanto do que sabemos realmente tem ligação com a ESCATOLOGIA BÍBLICA?

Sempre houve no mundo uma multidão de homens e mulheres que se intitulam videntes, astrólogos, magos, adivinhos, futurólogos, cada um procurando satisfazer a curiosidade de uns e a sede da verdade de outros, quanto ao futuro do mundo e da humanidade, e isto tem se intensificado na atualidade.

A verdade divina, todavia, pertence exclusivamente à Palavra de Deus!

Em meio a essa multidão de falsos profetas, o fiel cristão precisa ter muito cuidado para não ser enganado, especialmente pelo fato desses enganadores agirem no seio da igreja.

Nosso desejo é que você, meu amado(a) irmão(ã), possa se interessar pelo estudo da Escatologia.

Bom proveito, e que o Espírito da Verdade nos ilumine.

Prepare perguntas durante o estudo bíblico. Terça-feira as 20 hs.

domingo, 19 de agosto de 2012

DAVI, GOLIAS E BETE-SEBA

Este é o paralelo que fiz durante alguns dias. Um homem segundo o coração de Deus, ungido rei sobre a nação de Israel, que a principio era desprezados por alguns, especialmente pela sua própria família, quando na historia aparece um gigante que é vencido por um baixinho, um forte que perde para um fraco, um soldado que é derrubado por um menino. Tudo isso para honrar o nome de Deus. Deus sempre estava em primeiro lugar. Esta é a narrativa nos dizendo que o fim pode nos surpreender quando deixamos Deus atuar. (1º Samuel 17)

E a história continua sendo escrita. As coisas mudam quando surgi uma mulher, que por sinal muito bela, assim como afirma a bíblia. Este mesmo homem que venceu o gigante quando era pastor de ovelhas, agora já declarado oficialmente como rei, faz uma das maiores besteiras da sua vida. Todos sabem que ele comete adultério, o seu coração maldoso é revelado (2 Samuel 11 – 12). Assim somos cada um de nós, pensamos em Deus e não pensamos em Deus.

Queremos agradar ao Pai, hora queremos satisfazer a nossa própria vontade. A nossa historia aqui na terra ainda não tem um ponto final, continua sendo escrita e vivida. Agora dependem quais serão nossas atitudes. Se viveremos com a mentalidade de quando tudo o que mais queríamos era honrar o nome de Deus ou se viveremos para nossos próprios desejos e vontades. Deus continua agindo na história, seja através de nossos acertos ou pelos erros. Nós somos agentes para que Deus aja, para que Ele se revele.

Que nossos olhos não estejam fitada nas coisas que nos consomem, que nossa conduta seja integra e honesta. Devemos encarar os Golias e fugirmos das atitudes pecaminosas com Bete-Seba.

Enfim, seja com o Golias, Deus tem a vitória, seja com Bete-Seba, Deus tem o perdão.

Que cada um de nós continue a ser pessoas segundo o coração de Deus.

sábado, 18 de agosto de 2012

MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM

Você já ouviu esta expressão?

imageEste mês, meu primogênito Pedro Henrique irá completar seus dez anos. E me recordo de situações onde eu e a minha esposa nos desesperamos, tudo era novo, diferente e algumas coisas até assustadoras. Muitas vezes fomos chamados de “marinheiro de primeira viagem”.

A verdade é que todos nós, em alguma época, em algum lugar, a respeito de alguma coisa, fomos ou seremos marinheiros de primeira viagem. O mundo nos parecerá estranho em determinadas situações, em outras não saberemos como agir, ocasionalmente pagaremos mico. Através da experiência e do erro avançamos, adquirimos traquejo e desenvoltura. Não apenas no campo pessoal. A humanidade como um todo enfrenta este processo. A vida é, ao mesmo tempo o primeiro ensaio e o dia da estreia.

Em qualquer canto do mundo, em qualquer tempo, existirão marinheiros de primeira viagem. Ainda bem. Eles fazem a história.

ESTÁVAMOS COM SAUDADES

imageUm mês fora do convívio em que estão acostumados. Tempo suficiente para os que ficaram sentir saudades e tempo necessário para vocês desejarem o retorno. A saudade é assim!

Que bom que vocês estão de volta, todos nós estávamos com saudades.

Aproveitamos o espaço para parabenizar a você diácono Vagner; mais um ano de vida completarás. Que a bondade de Deus e toda sorte de benção esteja sobre sua vida e de sua família.

Uma linda família que serve ao Senhor Jesus!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

E ELA FARÁ A DIFERENÇA LIDIA DEBORA LESSA DE PAULA

imageA família Rocha Viva, parabeniza o casal Glaysson & Carina pelo nascimento de sua filhinha. Que o Senhor conceda saúde, e que esta princesa cresça nos caminhos do Senhor. O mesmo desejamos para o primogênito Isaque. Tenha certeza que vocês receberam uma herança do Senhor. Eles farão a diferença!

Mais um sonho que se tornou real para glória de Deus.

AMIZADE E COMUNHÃO

imageUma igreja pode ter um lindo coral ou um excelente ministério de louvor, com vozes e instrumentos totalmente harmonizados e com canções que exaltem a divindade e glorifiquem o Pai. Pode ter bons mestres, pregadores, onde suas palavras possuam conteúdo bíblico, alimento para alma faminta e água para o sedento.

Pode até ser uma igreja organizada, modernizada, e contendo uma liderança atualizada.

Mas é preciso lembrar que só isso não preenche o que de fato precisamos e queremos encontrar aqui;

Precisamos ter “o tudo em comum que a igreja primitiva possuía”...

Estou falando de Relacionamentos sadios, assim como de um:

... pai para um filho

... esposo para uma noiva

... mestre para um discípulo

... oleiro para um barro

... pastor para com a ovelha

... amigo para outro amigo.

Isso mesmo... Estou falando de amizade sincera.

Dificilmente alguém permanecerá em uma igreja onde lhe faltam amigos, e isso depende de cada um de nós. Afinal o relacionamento sadio de uma igreja, cria oportunidades de comunhão e amizade, e é neste recipiente que Deus ordena a benção e há vida para sempre (Salmos 133)

Por isso, pedimos ao amigo maior “Jesus” que continue abençoando a família Rocha Viva.

Que as amizades continuem se solidificando. Que a unidade e a comunhão entre os queridos irmãos continuem se fortalecendo no dia a dia.

Que nossas indiferenças se unam para que vivamos sempre em harmonia.

E que no fim da historia possamos dizer:

Valeu à pena ter uma amizade como a sua. Amizade inesquecível, baseado no exemplo de Cristo.

Não os chamo mais de servos, mais de amigos (João 15.15)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

13º CONGRESSO DE JOVENS E ADOLESCENTES.

Não existe pessoa perfeita, mais é certo que todos nós estamos em obras.

imageE é sobre isso que nossa juventude está aprendendo de Deus nestes dias de preparo para o nosso 13º congresso.

E com muita alegria convidamos a todos para participarem destes dias onde acreditamos que Deus irá “trabalhar” na vida de muitas pessoas.

Dias 25 e 26 de agosto às 18h30min. Se você deseja contribuir para a divulgação deste congresso, nos procure.

TEMA: Em obras, Deus está trabalhando.

FAÇA DE SUA CASA UM PORTO SEGURO

Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma imagecasa onde há banquetes, e muitas brigas. (Provérbios 17.1)

Certa vez, ouvi alguém brincar dizendo que casa é o lugar em que os membros de uma família vão quando cansam de ser gentis com as pessoas. Infelizmente, há casas que de fato parecem funcionar desse jeito. O vendedor passa o dia inteiro tratando os clientes com amabilidade para garantir a prosperidade do seu negócio, mas é rude com a esposa quando chega em casa. A médica passa o dia preocupada com seus pacientes e mostrando-se compassiva para com eles, mas volta para casa exausta e acaba explodindo com os filhos. O líder é gentil com todos da igreja, mais chegando em casa....

Para edificar uma família forte, você tem de fazer de sua casa um ambiente de apoio. O psicólogo William James afirma: "Em cada pessoa, do berço ao túmulo, há o desejo ardente de ser estimado". Ser alvo de afeto expõe o melhor nas pessoas. E quando essa afeição existe em casa e se alia à aceitação, ao amor e ao encorajamento, os laços entre os membros da família crescem e essa casa se torna um porto seguro para todo o mundo.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A SOCIEDADE PEDE E A IGREJA CONFRONTA

imageA sociedade permissiva não gosta de normas nem de limites. Ela deseja plena liberdade para pensar como quiser e fazer tudo o que quiser. É um comportamento histórico. Começa no início da história humana, quando o único limite imposto pelo Criador “Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, “menos” da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal” (Gn 2.16) não é levado a sério.

Deus sempre levanta homens e mulheres (a igreja) para preservar o ser humano do mau uso da liberdade, para lembrar-lhe das normas protetoras de sua segurança e felicidade. Esses vocacionados são considerados incômodos, desnecessários e intrometidos. Não poucas vezes são caluniados, desprezados e perseguidos, quando não silenciados pelo martírio. Essa é a história do profetismo.

Um exemplo notável dessa resistência está no livro de Isaías, que viveu e ministrou 750 anos antes de Cristo. O povo rebelde não quer ser incomodado nem atravancado pelos profetas. Então lhes dizem com toda falta de educação: “Não nos anunciem a verdade; inventem coisas que nos agradem. Deem o fora! Parem de nos amolar!”.

Eles preferem a ficção ao fato, a mentira à verdade, a ausência à presença dos profetas. Isaías não se deixa intimidar e retruca, transmitindo o recado de Deus: “Vocês rejeitam a minha mensagem e põem a sua confiança e a sua fé na violência e na mentira. Portanto, esse pecado vai trazer a ruína para vocês; ela será como uma brecha que vai se abrindo num muro alto; de repente, o muro desmorona e cai no chão” (Is 30.8-13).

A sociedade pós-moderna se porta do mesmo jeito e diz assim:

Não nos falem de Deus. Não mencionem a palavra “pecado”, muito menos a palavra “culpa”.

Não condenem o consumismo, pois sem ele ninguém se realiza, ninguém se satisfaz e as rodas do comércio e do progresso param.

Não venham com esta história de que o casamento dura para sempre e que é só entre um homem e uma mulher. Por que não poderia ser entre um homem e outro homem, uma mulher e outra mulher?

Não nos incomodem com a questão do aborto; cada mulher tem o direito de não levar adiante uma gravidez indesejada.

Não digam essas bobagens sobre sexo pré-conjugal, sexo extraconjugal e sexo conjugal. Vocês estão criando pessoas neuróticas. O sexo é um só, independente do casamento, de promessas, de alianças e de registro em cartório.

Não precisamos de ninguém para nos dizer o que é certo ou errado. Não somos crianças. A nossa consciência nos basta, não precisa da intervenção de vocês. Soltem nossas rédeas, deixem-nos em paz, deixem que todas as coisas fiquem como estão agora.

Não nos amedrontem com a velha história de que estamos abrindo uma brecha em um muro alto e que, por causa dela, o muro vai desmoronar. Mesmo que tal aconteça, preferimos isso a perder nossa liberdade de fazer tudo o que nos “der na telha”!

Por isso, como igreja continuamos a confrontar o pecador, continuamos a mostra-lhes a verdade, não abrimos mão dos princípios bíblicos, não queremos que esta brecha se abra ainda mais e se caia no chão. É necessário que apontemos os limites. É essencial que as pessoas entendam que continuaremos sendo uma igreja que anuncia o evangelho, o amor de Deus e claro, dizendo sempre não ao pecado.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

BRASIL, UM PAÍS DE EVANGÉLICOS.

O censo revela que o número de seguidores da doutrina continua a imageaumentar. Para os especialistas eles podem superar os católicos em três décadas.

O Brasil caminha para deixar de ser um “país católico”. Há trinta anos, 89% da população se declarava seguidora da igreja católica. Agora dados do Censo 2010 divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o numero baixou para 65% e os evangélicos no Brasil aumentou 61,45% em 10 anos.

O crescimento vem se mostrando gradual: em 1980, o percentual de evangélicos era de 6,6%; em 1991, passou a 9%. Já em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram evangélicos, ou 15,4% da população. Em 2010, eles passaram a ser 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros.

O Brasil tem a maior proporção de evangélicos entre os países da América do Sul, 22% da população. O Chile vem em segundo lugar, com 15%.

Obs.: É muito gratificante para o Reino de Deus e para nós sabemos que pessoas tem se convertido á Cristo. Queremos que todos se rendam à Jesus Cristo, o nosso Salvador. Cada um de nós pode e é um instrumento para que o evangelho continue sendo pregado e que pessoas continuem sendo transformadas. Não queremos apenas dados, porcentual do IBGE, queremos de fato presenciar que Cristo está governando cada vida, cada família. Feliz a nação cujo Deus é o Senhor.

Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna. (João 3.16)

Fonte: o verbo/Veja

domingo, 12 de agosto de 2012

FELIZ DIA DOS PAIS

DSC02618Qual filho nunca copiou do pai um único gesto, só para mostrar para a mãe que sabia fazer algo semelhante ao seu pai, afinal o pai é o referencial, é o modelo a ser seguido.

Se todo pai soubesse a importância que ele tem na vida e na formação do caráter, da personalidade do seu filho, não haveria filhos órfãos, crianças abandonadas à procura de conhecer os seus pais.

Os nossos pais são os nossos olhos no mundo, alerta-nos do perigo, tateiam os nossos passos, fundam a nossa base, dão-nos asa para voar, dão confiança, quando próximo dão-nos segurança, com eles por perto vamos além.

Teu exemplo é a base para as nossas ações no mundo, és o nosso referencial. Sendo um pai exemplar tenha certeza que o teu filho seguira fielmente os teus caminhos e assim será um bom filho, tendo um pai honesto o filho tende a seguir a tua decência em todo lugar que estiver, quando o pai é bom caráter, os filhos serão dignos de segui-los.

Papai! Que Deus te abençoe no seu grande dia e no seu grande desafio.