Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

terça-feira, 22 de junho de 2010

AOS PREGADORES

Amo dedicar tempo á palavra de Deus.
A palavra de Deus é viva e eficaz.
Pensando sobre alguns itens ou como devem ser nossas mensagens, coloco abaixo dois topicos de suma importância que tenho aprendido.

1. CRISTOCÊNTRICA

Existem hoje, muitos tipos de pregações. Temos a pregação Temática, Textual e Expositiva. Dentro destes tipos temos várias categorias como: Doutrinária, exegética, Teológica, litúrgica, evangelistica e exortativa. Temos as formas; Biográficas, narrativas, analíticas, proclamativa ou em forma de monólogo.

Seja como for, a pregação precisa ter um centro, e este centro é Cristo. A pregação precisa ser cristocêntrica. Um grande defeito nas pregações de hoje é que a maioria dos pregadores são teocêntricos e esquecem que a função da pregação é apresentar Cristo. A pessoa de Jesus aos ouvintes.

As grandes frases das pregações hoje são:

“Deus vai ou quer te abençoar”. “Deus vai mover ou se mover”
“Mover de Deus” . “Deus vai te prosperar”
“Deus vai te curar”. “Adorar a Deus”
“Servir a Deus” . “Ouvir a Deus”
“Relacionamento com Deus” . “Buscar a Deus”.
Não lembro agora de nenhuma frase marcante sobre Jesus. Absolutamente nada a respeito da pessoa de Cristo.

Mesmo um texto do Antigo Testamento, precisa ter um caminho para Cristo.

A salvação é através de Jesus (At 4.12).
A benção de Deus vem através de Jesus (Ef 1.3).
Vamos a Deus, por meio de Jesus (Jo 14.6).
Conhecemos a Deus por meio de Jesus, a oração é em nome de Jesus, curamos os enfermos em nome de Jesus, tudo é em nome de Jesus.

Veja o que Paulo diz: “Não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor” (2 Cor 4.5).

2. RELEVANTE.

Um dos pontos mais críticos e difíceis da pregação é a aplicação. Muitos trazem uma grande pregação, mas falham na aplicação. O pregador precisa saber fazer a ponte entre os mundos da Palavra de Deus e a realidade da vida das pessoas.

Segundo Larsen, “um sermão que começa na Bíblia e permanece na Biblia, não é bíblico”. A pregação precisa estar firmada no texto bíblico e dele ela deve fluir, mas precisamos lembrar a lição de Martyn Lloyd Jones o maior expositor das Escrituras do século XX: “a verdade deve sempre ser aplicada. A compreensão genuína da verdade sempre conduz à aplicação. Portanto, se um pregador não aplica a verdade, seu real problema é que não a compreendeu”.

Quando pregamos sobre Naamã, o leproso, por exemplo, devemos responder a pergunta que os ouvinte fazem o tempo todo, “e daí”? E daí, que o leproso é você - responde o pregador. A pregação precisa chegar ao ponto em que a pessoa que ouve, se indentifique com aquilo que foi pregado.

Segundo John Stott, o pregador deve “construir pontes” que atravessem o abismo das eras. Estas pontes devem unir o texto bíblico às pessoas que ouvem a pregação; “é por cima deste abismo amplo e profundo de dois mil anos de cultura (ainda mais no caso do Antigo Testamento) que os comunicadores cristãos precisam lançar pontes. Nossa tarefa é deixar a verdade revelada por Deus fluir das Escrituras para a vida de homens e mulheres de nossos dias."

As Escrituras por mais antigas que sejam, serão sempre relevantes às pessoas de todas as eras.
 
 
Deus lhe abençoe!
Não desista de ser um ministro da palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe sua vida
Obrigado!