Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O QUE ESTAMOS FAZENDO COM A PALAVRA DE DEUS ?


Escrevo este artigo como uma confissão de um pregador aprendiz. Espero que edifique sua vida.
Quando fiz seminário, umas das disciplinas que mais me atraíram foram a “hermenêutica e homiletica”. Até hoje amo estas disciplinas. Sempre me dediquei aos preparos dos sermões, sempre me preocupei com a excelência e outros princípios que aprendemos no seminário e em nossas igrejas.

Mas de um tempo para cá, a palavra de Deus tem me confrontado sobre minha maneira de pregar, e me fez enxergar como a pregação e pregadores estão em falha e com deficiência. O culpado disso somos nós, ministros da palavra de Deus.
 Confesso! Por algumas vezes já pensei que pregava razoavelmente, mas quando o patrão me chamou e pediu para ir até em sua sala que está no céu; e com uma placa tipo assim “ Diretoria” ; há meu Deus... pensei:

- O que Ele quer comigo ?
- O que fiz de errado ?
- Será que vai assinar minha carteira como pregador ou vai me dizer que não fui chamado para ser ministro da palavra ?
- É hoje ....

Imagine comigo a cena
Caminhando pelo céu e aproximando da sala de Deus !
- De repente Ele abre a porta e me pede para sentar, me cumprimenta, diz que me ama eternamente, da um belo sorriso e olha nos meus olhos e me diz que vai direto ao assunto com a seguinte pergunta:
O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM A MINHA PALAVRA ?

Ai pronto, as pernas tremem, o coração acelera, ás lagrima rolam e Ele nos mostra claramente que tipo de pregador que estamos sendo e compreendemos melhor a seriedade de ser um ministro da palavra de Deus.
Se hoje Deus, lhe chamasse na sala dEle e lhe fizesse esta mesma pergunta:
- O que estamos fazendo com sua palavra ? Qual seria sua resposta ?
Sai da sala com uma conclusão:
Não estamos manejando bem as santas escrituras.

Em nossas pregações estamos falando mais de nós, de nossos diplomas, de nossas experiências, dos livros que lemos, de nossas boas ações; e infelizmente estamos deixando Jesus sentado e ouvindo nossos sermões, enquanto o tema principal deveria ser sobre Ele e por Ele.

Estamos cansando o povo de Deus por nos faltar tempo de entrar em nosso quarto, dobrar nossos joelhos e pedir ao Senhor que renove nossa mente e coração.

Os púlpitos de muitas igrejas estão sem lenha e fogo, estamos jogando água de incredulidade no altar e na palavra de Deus.
Muitos de nós não lemos mais a bíblia para ouvir Deus falar, e quando lemos, é para buscar temas de sermões.
Estamos pregando apenas com a cabeça, com o conhecimento, estamos deixando o Espirito Santo de lado, não usamos o coração, não sensibilizamos com a dor do próximo.

Precisamos buscar a pureza da palavra de Deus. Precisamos pregar mais de salvação e diminuir os sermões de prosperidade materialista.
Precisamos voltar á humildade, abandonar a inveja, prestarmos atenção quando outros estão pregando.

O nosso coração precisa ser incendiado com o fogo do Espirito.

Precisamos ter mais alegria em nosso púlpito. Precisamos pregar com mais entusiasmo em nossa própria igreja e não apenas quando formos pregar em outras igrejas. Tantas vezes nossa pregação é pensando na quantidade de pessoas que estarão presente.
Seja sincero com você mesmo pregador, até você já enjoou da suas pregações. Tantos sermões artificiais, pregamos uma coisa e vivemos o oposto que pregamos.
O que estamos fazendo com a palavra de Deus ?

Deus quer renovar á você e a mim. Por amor á Deus, seja sincero contigo mesmo.

Senhor, hoje lhe suplicamos, tire nossas máscaras. Renove nossas forças, nos leve de volta ao primeiro amor.
Precisamos urgentemente subir no púlpito e pedir perdão á nossa igreja pelo fato de não estamos alimentando o rebanho do Senhor como o Sumo Pastor deseja.
Não importa se as pessoas lembrarão-se de nós, o que importa é que elas se lembrem da mensagem proclamada no nome de Jesus. O importante não é o pregador, mas sim á palavra de Deus.

Jesus falou: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Marcos 13.31).
Não procure alcançar fama, procure penetrar no coração dos ouvintes através do poder da palavra de Deus.

Obrigado por sua atenção. Esqueça de mim, mas nunca se esqueça deste dia em que o Senhor lhe chamou para lhe perguntar: O que estás fazendo com a palavra de Deus ?

Um grande abraço em Cristo Jesus.


Igreja Batista Rocha Viva
Belo Horizonte – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe sua vida
Obrigado!