Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

sexta-feira, 25 de março de 2011

PRECISAMOS APRENDER A ARTE DE ACONSELHAR

"Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, perguntou: Que é isto que tu fazes ao povo? por que te assentas só, permanecendo todo o povo junto de ti desde a manhã até a tarde? Respondeu Moisés a seu sogro: É por que o povo vem a mim para consultar a Deus.  Quando eles têm alguma questão, vêm a mim; e eu julgo entre um e outro e lhes declaro os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe replicou: Não é bom o que fazes. certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo; porque isto te é pesado demais; tu só não o podes fazer. 
Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e seja Deus contigo: sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;  ensinar-lhes-ás os estatutos e as leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.  Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; e julguem eles o povo em todo o tempo. Que a ti tragam toda causa grave, mas toda causa pequena eles mesmos a julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo." Êxodo 18.14-21

Se hoje você precisasse buscar um conselho, em quem você buscaria? 
Se hoje você decidisse lembrar de alguém que lhe deu um bom conselho para a vida, poderia citar este nome?
Devemos entender que ajudar as pessoas com seus problemas é dever de todos. 
Os psicólogos, os psiquiatras, os trabalhadores sociais, e outros profissionais têm perícia especial nesta área, mas, de um modo ou de outro, todos nós estamos envolvidos no aconselhamento, talvez quase todos os dias. 

Guiar nossos filhos através de uma crise, aconselhar uma vizinha enlutada na sua grande angústia, advertir um adolescente acerca do seu comportamento no namoro, escutar um parente descrever os problemas com um filho desobediente, encorajar a família de um alcoólatra, ajudar o companheiro a enfrentar uma situação difícil no trabalho, orientar um jovem cristão no decurso de um período de dúvida.

Todas estas situações são de aconselhamento, quer o reconheçamos, quer não. 
E a maioria destas situações são tratadas com eficácia por leigos, quer sintam-se qualificados, quer não. 

Dar conselhos exige muito de nós, ainda mais quando conhecemos á palavra de Deus. Um conselho errado pode acabar com um casamento, provocar um suicídio, desmotivar uma vida. 

Temos o lado positivo de um bom conselheiro. O bom conselheiro indica a solução. O bom conselheiro no tempo certo apresenta o que causou toda situação. 
O bom conselheiro não fica de um lado ou do outro, ele sempre é neutro e busca o correto. 

O bom conselheiro não sai falando o que pensa. O conselheiro deve:
Saber ouvir. Por isso temos dois ouvidos e uma boca.

Na arte do aconselhar, precisamos muito mais do ouvido do que da boca. 
Uma vez que ouvir é uma tarefa árdua, devemos descansar bastante antes de fazê-la. Não se posicionar de uma maneira que induza o ajudando pensar que você está cansado ou desinteressado. 

Compreenda que se você realmente deseja ouvir outra pessoa, isto irá aumentar a sua efetividade no fazê-lo.

Decida que, ao ouvir, você está aprendendo. Daniel Webster disse uma vez que ele aprendia mais por ouvir homens inteligentes do que por ler livros. 
Ouvir é um dos melhores meios para aprender acerca das pessoas aquelas a quem você escuta.

Abandone totalmente a idéia de que ouvir é menos importante que falar. Um mau ouvinte será, provavelmente, um péssimo falante. 
Penso agora em Nosso maior conselheiro, aquele que o profeta Isaías profetizou: E ELE SERÀ CHAMADO CONSELHEIRO (Isaías 6.9 ). 

O ser humano pode nos ajudar muito com os seus conselhos, mas todos os conselhos devem estar baseado no CONSELHEIRO JESUS. 

Fique na paz, e na próxima oportunidade continuaremos á falar deste tema. 
Mas lembre-se: Tome muito cuidado ao dar conselhos á alguém.
Por isso dizem: Se conselho fosse bom, não davam, vendiam ”.

Se você quiser me ensinar mais, me mande um email ou comente por favor. 
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe sua vida
Obrigado!