Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

domingo, 17 de outubro de 2010

UMA MENSAGEM URGENTE AOS PAIS


Bons pais atendem, dentro das suas condições, os desejos dos seus filhos. Fazem festas de aniversário, compram tênis, roupas, produtos eletrônicos, proporcionam viagens. Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo.

Pais brilhantes, quando têm condições, dão presentes materiais para seus filhos, mas não os estimulam a ser consumistas, pois sabem que o consumismo pode esmagar a estabilidade emocional, gerar tensão e prazeres superficiais.

Os pais que vivem em função de dar presentes para seus filhos são lembrados por um momento.
OS PAIS QUE SE PREOCUPAM EM DAR A SUA HISTÓRIA AOS FILHOS SE TORNAM INESQUECÍVEIS.

Você quer ser um pai ou uma mãe brilhante? Tenha coragem de falar sobre os dias mais tristes da sua vida com seus filhos. Tenha ousadia de contar sobre suas dificuldades do passado. Fale das suas aventuras, dos seus sonhos e dos momentos mais alegres de sua existência. Humanize-se.

Transforme a relação com seus filhos numa aventura. Tenha consciência de que educar é penetrar um no mundo do outro. Muitos pais trabalham para dar o mundo aos filhos, mas se esquecem de abrir o livro da sua vida para eles. Infelizmente, seus filhos só vão admirá-los no dia em que eles morrerem. Por que é fundamental para a formação da personalidade dos filhos que os pais se deixem conhecer?

Porque esta é a única maneira de educar a emoção e criar vínculos sólidos e profundos. Quanto mais inferior é a vida de um animal, menos dependente ele é dos seus progenitores.

Nos mamíferos há uma dependência grande dos filhos em relação aos pais, pois eles necessitam não apenas do instinto, mas de aprender experiências com seus pais para poderem sobreviver.

Na nossa espécie essa dependência é intensa. Por quê? Porque as experiências aprendidas são mais importantes do que as instintivas. Uma criança de sete anos é muito imatura e dependente dos seus pais, enquanto muitos animais com a mesma idade já são idosos.

Sejamos pais autenticos, procurando entender cada dia nossos filhos!

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo!

    Eu acrescentaria à fantástica ideia do artigo a importância de mostrar aos filhos as suas histórias. Eles, mesmo na mais tenra idade, já podem ouvir e compreender que possuem e fazem parte de uma história providencial...

    Isso gera alegria, formação da identidade e uma valorização da autoestima.

    ResponderExcluir

Deus abençoe sua vida
Obrigado!