Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

terça-feira, 6 de março de 2012

O CRISTÃO NÃO PRECISA DO CARNAVAL PARA SE ALEGRAR

Falar contra o carnaval é enfrentar a correnteza rio acima. É uma pena que o aspecto cultural dos desfiles está tomado pela exploração do sexo. O ritmo diferente e contagiante do samba, as alegorias e representações da história e da cultura brasileira, poderiam ser exportados para o benefício do país. Mas...

Dizem que carnaval é alegria do povo, expressão da cultura e folclore popular. Se fosse só isto, o Salmo 150 até poderia ser um convite para esta festa: 'louvem o Eterno com pandeiros e danças'. Mas a euforia do carnaval desde sua origem até nossos dias tem mostrado que o melhor mesmo é ser contagiado pela tristeza, pois este sentimento ao menos pode levar a Deus.

Dedicado ao momo, deus da mitologia grega que representa a zombaria e o sarcasmo, o carnaval brasileiro debocha dos princípios morais de maneira escandalosa. Apoiada pela televisão sem nenhuma ou pouca censura, a 'festa da globeleza' alimenta a tara sexual e faz o governo distribuir gratuitamente camisinhas aos foliões com o dinheiro dos contribuintes fiéis às suas esposas.

O mundo hoje usa esta festa para se “alegrar” não sabendo a profunda tristeza da alma que terão.

E nós cristão, na verdade temos motivos de sobra para se alegrar 'porque a vida sempre é agradável para as pessoas que têm um coração alegre' (Provérbios 15.15). É uma alegria que vem da fé num Deus vivo e não num deus morto (Momo é um deus morto que conforme a mitologia foi expulso do Olimpo para ser na Terra o rei dos loucos).

Já dizia a Bíblia que os loucos pecam e não se importam (Provérbios 14.9). Por ser o carnaval uma reedição moderna das religiões pagãs e um convite à promiscuidade, por ser uma festa que destrói o casamento e a família, por ser um 'louvor à carne' que antecede à festa da Páscoa ofendendo o único Deus que se fez homem, morreu e ressuscitou para oferecer a alegria que não acaba, certamente o cristão tem outros motivos para festejar 'com pandeiros e danças'.

Além de ser algo saudável para a sua fé, é um testemunho para este mundo infeliz que tanto Deus ama.

Oremos para aqueles que estão perecendo! (Romanos 12.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe sua vida
Obrigado!