Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

APRENDER E ENSINAR

Slide1Ensinar é uma arte. Todos os dias, a vida nos põe diante de situações em que somos professores e alunos. Os pais que orientam e corrigem os seus filhos, o estudante que permanece horas a fio diante dos livros, o empregado que aprende a viver com um modesto salário, o orador que prende a atenção do auditório e o persuade, o iniciante que aprende com os mais velhos os segredos do seu ofício, o médico que esclarece seu paciente, o jovem esposo que anima sua esposa: todos exercem sua função de professores e alunos.

Diz Gilbert Highet em sua Arte de Ensinar: “Muitos não percebem quanto de sua própria vida pessoal é adquirida por essa forma de educação não intencional ou aprendizagem fortuita. Muitos não entendem que a maioria de nós, desde que estejamos em contato com nossos semelhantes, estamos incessantemente aprendendo e ensinando”.

Palavras semelhantes escreveu o sociólogo e folclorista Luis da Câmara Cascudo: “Há uma universidade, a mais antiga, a mais prestigiosa: é a Universidade da Vida, em que você é professor e aluno a vida toda”.

O apóstolo Paulo, escrevendo sobre a humildade e a fidelidade que devemos ter no uso dos dons que Deus misericordiosamente nos concede, fala da dedicação que deve ter ao ensino, aquele que ensina: “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada,... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”, Rm 12.6,7.

Entre os judeus, os rabis cumpriram fielmente essa dedicação. O próprio apóstolo Paulo deveu o seu profundo conhecimento das leis e tradições do seu povo a um deles, o rabi Gamaliel.

A palavra rabi, ou rabino, em hebraico, significa “mestre”, ou “meu mestre”.

Esforcemo-nos para aprender sempre e ensinarmos com a sabedoria do Mestre Jesus o qual é manso e humilde.

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES!

Um comentário:

  1. A psicologia ensina como condicionamento. Por este motivo devemos escolher as companhias, estas podem nos condicionar a adquirir seus habitos ou manias ruins.

    Ovelha com ovelha, lobo com lobo.

    Abraço

    ResponderExcluir

Deus abençoe sua vida
Obrigado!