Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

terça-feira, 6 de julho de 2010

VOCÊ CONHECE O GRANDE HEROI DO FRIO?

O frio sempre nos traz surpresas, muitas delas agradáveis, outras, porém, desagradáveis.

A gente fica mais disposto e, ao mesmo tempo, mais retraído. O raciocínio fica mais lento, ficamos mais acomodados como se estivéssemos dominados por alguma força sobrenatural e invencível. Muita coisa muda no nosso metabolismo, mas, até por falta de opção, temos de enfrentar o frio. É o desafio que temos nesta época em que o frio prevalece.

Aqui no Brasil, o frio não tem hora marcada para chegar. Pode de repente vir uma frente fria e pegar todo mundo de surpresa. Daí a primeira atitude a fazer é tirar do guarda roupa aquele casaco há muito tempo sem uso e colocá-lo. Para quem trabalha à noite, o sofrimento é dobrado, dependendo principalmente do local em que trabalha, se ambiente externo ou interno. Seja como for, nunca estamos preparados para receber o frio.

No frio tudo é mais difícil e sofrido. Tomar banho é um sacrifício. Até para lavar o rosto de manhã é complicado. Levantar da cama é um grande sofrimento, pois isso inclui uma atitude não só de coragem, mas principalmente de necessidade e de amor próprio. O corpo sempre pede mais um pouco de cama e nunca está satisfeito com o que lhe damos. Sempre quer mais, infinitamente mais. Em todo caso, não cedemos aos apelos do corpo, porque é preciso cumprir os horários estabelecidos. É necessário responsabilidade com a rotina do trabalho, dos estudos e projetos.

E as crianças? Sempre gripadas... Os hospitais ficam cada vez mais cheios por causa do frio.

Mas o que dizer de sair de casa e vir aos cultos ou à Escola Dominical? Aí podemos travar uma luta com o frio que se instala no coração. Os sintomas são mascarados pelas desculpas, pelas justificativas, mas no final das contas, há um iceberg que nos distancia do fogo do Espírito. Nesse caso, cedemos aos apelos do corpo, da mente e de tudo mais, pois a questão está na alma. Precisamos nos aquecer com a Palavra, com a unidade do corpo de Cristo, com oração e fé. Precisamos de calor!

O grande herói desse tempo é o sol. O astro-rei é mais rei do que nunca, e quando aparece é festejado por todos. Mas ele também tem que vencer o frio - e nem sempre consegue. Quando mais precisamos dele, ele parece mais frio e indiferente. A relva sofre e fica muitas vezes coberta por uma camada espessa de gelo. O orvalho fica por mais tempo sobre a erva esperando a chegada do sol para então se dissipar. A névoa fria cobre os campos e as baixadas, e o homem da roça sai com a sua enxada rumo ao trabalho, lutando contra o frio denso da manhã. Ele clama pelo sol, mas este demora a chegar ou chega frio, indiferente e distante. Nunca se deseja tanto um ambiente onde o sol esteja presente. Hoje pode ser um dia para agradecermos a Deus pela existência do sol. Pode ser um dia para sermos como o sol na vida das pessoas! Para brilharmos e dissiparmos as espessas camadas de gelo do coração de alguns. Pode ser um dia de grandes oportunidades!

Como tão facilmente culpamos a Deus... Se está frio, reclamamos! Se o sol está quente, murmuramos! Vivemos insatisfeitos...

Perdão, Senhor, por nossa ingratidão pelos fatores climáticos do tempo. Perdão, pelas brechas dadas para esfriarmos na fé. Perdão, pelas oportunidades perdidas de aquecermos a alma de alguém.

Alysson Jordão

2 comentários:

  1. Ola Filemon!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizah.com.br

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus pelo sol... pela chuva também... pelo perdão... pelas misericórdias que se renovam a cada manhã... pela inspiração de textoa simples, mas profundos...
    Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir

Deus abençoe sua vida
Obrigado!