Não basta existirmos, temos que viver para Cristo !



Edificando Vidas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A TELEVISÃO E VOCÊ

imageHá alguma novela ou filme que não mostre cenas de nudez, que não incite ao homossexualismo, à violência, à mentira e à traição conjugal?

Devagar e silenciosamente, o diabo tem usado a televisão como uma de suas principais arma para invadir e destruir as famílias e seus valores. Princípios bíblicos são tantas vezes derrubados nos programas televisivos que muitos deles já são considerados "coisas do passado" por muita gente. Como cristãos, como podemos aproveitar essa mídia sem que ela aniquile de vez os mandamentos de Deus? Será que isso é possível? Conseguimos preservar as nossas famílias mantendo a TV ligada ou o ideal seria retirar o fio da tomada?

Billy Graham em um de seus livros ilustra sobre uma rã que foi colocada viva em uma panela de água quente. A reação do animal foi saltar imediatamente por causa do calor da água. Em outra situação, a rã foi inserida em uma panela que estava com água fria, mas que foi colocada sobre um fogo baixo. Aos poucos, a água foi esquentando e a rã continuou dentro da panela. Minutos depois, o animal havia morrido porque foi cozido vivo.

“É isso que acontece com o ser humano quanto ao conteúdo televisivo”. Temos que saltar antes que nos acostumemos com a água. Não é proibir, mas ter a firmeza de mudar de canal ou desligar a TV quando o que estiver passando não condizer com o que Deus diz. Se não formos radicais quanto a valores, vamos nos acostumar com a água e morrer.

“Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim." (Salmos 101.3)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

BRASIL INICIA ESTUDOS PARA MEDIR FELICIDADE

O que faz um país feliz? O crescimento econômico conta pontos, mas não é o único fator que contribui para o bem-estar da população.

Liberdade individual, família estável e boa saúde contribuem para a chamada Felicidade Interna Bruta, conceito que remonta à década de 1970 e agora surge como um dos temas da Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.

O lançamento do “Relatório da Felicidade Global”, em Nova York, reaqueceu a discussão. Coordenado pelo economista Jeffrey Sachs, especialista em combate à pobreza, o estudo fez um ranking dos países mais felizes do mundo.

O Brasil ocupa o 25º lugar. Dinamarca, Noruega, Finlândia e Holanda estão no topo. Entre os menos felizes estão Togo, Benim e Serra Leoa.

Resumindo: Um dos objetivos deste estudo é descobrir o que faz um país mais feliz.

Matéria publicada no dia 12/04/12 (site: a fonte).

Lendo isso, me veio à expressão do salmista: Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. (Salmos 33.12)

imageSe quisermos medir nossa felicidade, a felicidade do povo brasileiro, então eu penso: como cada ser humano se relaciona com Deus?

Uma sociedade justa, honesta, eticamente moral e social, família estruturada... Só é possível quando cada ser entende que a felicidade, o ser “bem-aventurado”, a verdadeira paz, só é possível chegar à sua completude quando temos Deus de fato em nossas vidas.

Não estou dizendo que não teremos mais fome, queda na violência, desempregos e outros males que nos atinge, estou apenas afirmando que para Deus a verdadeira felicidade não está ligando ao momento em que se vive, mas no estado de paz em que se encontra o interior de cada ser criado por Ele.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

É TUDO UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

imageÉ impossível passar um dia sem fazer escolhas.

Sejam estas escolhas simples ou complicadas e difíceis.

Escolhas que nunca imaginei que teria que fazer.

Já pensou nisso: O que você vive hoje pode ser ou é resultado de uma escolha sua.

É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.

Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.

Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo e fazer alguns exercícios físicos que me ajudarão.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido e ter recebido uma boa educação..

Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.

Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.

Escolhas

O dia está na minha frente esperando minhas escolhas.

Pense bem

E espero que eu escolha primeiro Deus para que as demais escolhas glorifiquem o nome DELE.

No meu dia, tudo pode contribuir e cooperar para o bem, claro, isso se eu escolher amar e agradar a Deus.

Eu escolho a bênção e não a maldição (Deut. 28)

Eu escolho a porta estreita e não a porta larga. (Mateus 7.13)

Eu escolho Deus. Eu escolho ser amigo de Deus. Eu escolho a casa do Pai.

É meu amigo (a), é tudo uma questão de escolha.

Que Deus nos conceda sabedoria para fazermos as melhores escolhas!

domingo, 27 de maio de 2012

MEU FILHO E O PIANO

DSC03381

É filho, qual será o seu instrumento prefirido?

Bateria? Violão? e agora piano?

Poxa! quem sou eu!

Uma coisa é certa: Que tudo seja usado para glorificar o nome de Deus.

Que seus talentos seja para o bem e que tudo que fizer nunca se esqueça que vem de Deus.

Nós te amamos Pedro Henrique Jordão

PARA NOSSA ALEGRIA X PARA NOSSA TRISTEZA

Quem nunca viu ou ouviu este vídeo que foi intitulado: “Para nossa alegria”.

Analise bem e veja se é motivo de alegria ou de tristeza?

Não falo nos personagens que estão envolvidos neste vídeo, falo de como comercializaram o sofrimento de uma família para que cada um ganha$$e conforme convém.

De fato, uma família que já superou muitas dificuldades que surgiram na caminhada da vida e agora estão sendo ajudada, isso pode ser e é “Para nossa alegria”.

Agora o que falar de uma bela canção que foi transformada em diversos ritmos com o objetivo de arrancar risos onde ninguém consegue observar a pureza da composição.

Isso é para nossa alegria ou para nossa tristeza?

Mais o que de fato seria para nossa alegria?

Para nossa alegria seria ver menos casais se divorciando.

Para nossa alegria seria ver jovens saindo do mundo das drogas.

Para nossa alegria seria ver o governo investindo mais na área da saúde e educação.

Para nossa alegria seria ver os irmão da igreja se preocupando mais um com o outro.

Para nossa alegria seria ver famílias servindo a Deus.

Para nossa alegria seria ver gente se entregando a Cristo.

Enfim, continuo acreditando na esperança, assim como diz a canção: Olha, olhai, olhai, os lírios cresceram nos campos, e o Senhor nosso Deus, nos tem alimentado para nossa alegria!

Reflita e aumente sua lista do que realmente é “para nossa alegria”.

terça-feira, 22 de maio de 2012

É HORA DE ACORDAR

imageAos que dormem: Queremos sentir o Espirito Santo nos balançando como uma mãe balança um filho quando o acorda para ir à escola, pois o sono pode até parecer profundo e gostoso, mais é necessário acordar o filhinho para que ele vá à escolinha. Acorde filho (a)!

Alguns dormem na sua vida profissional, alguns dormem demais na sua vida espiritual, outros, dormem nos relacionamentos diários, e o que falar daqueles que “dormem e não escutam o barulho do despertar para a vida e vida com Deus”?

Este é o momento onde queremos ouvir e continuar ouvindo o barulho do despertador de Deus.

Momento onde crianças, jovens, adultos e anciãos dê um pulo desta cama do comodismo e escutem o Senhor dizendo: ACORDE, ACORDE, vista-se de novas forças, do poder de Deus. Levante-se do chão, e venha sentar-se em seu devido lugar...

Foram estas as palavras do profeta Isaias para o povo o seu povo. (Isaias 52)

Deus quer te direcionar até a vontade DELE, e eu acredito que ele sempre usa um despertador: o despertador do sofrimento, o despertador que surge nos conflitos de relacionamentos humanos, o despertador da palavra inefável de Deus, o despertador do calvário? Sim, calvário, onde posso ver a maior injustiça humana e o maior ato de amor para que todos acordem para viverem para Deus.

Cristo quer se levantar em cada um de nós, mais até quando ficaremos dormindo?

Pode Cristo hoje está te balançando assim como citei da mamãe que acorda uma criancinha bem cedo, afinal a criancinha não pode faltar de aula; e nem mesmo eu e você podemos ficar dormindo como se Deus não tivesse feito nada para que a nossa vida tenha propósito e sentido.

Desperta, acorde, levante, vamos tire o pijama da escravidão e do pecado e vista-se agora mesmo da força e do poder de Deus.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

SEJA UM FACILITADOR

O que é ser um facilitador?

É não complicar ou ser o agente para descomplicar as coisas “conflitos” que acontecem no dia a dia, tanto nos relacionamentos, empresa/clientes e até mesmo no âmbito cristão. Não consigo entender como existem pessoas que conseguem complicar a simplicidade do evangelho e dificultam que as pessoas se acheguem ao Pai.

Jesus foi um facilitador, seja você também.

domingo, 20 de maio de 2012

FINALMENTE, IRMÃOS, ORAI POR NÓS.

imageO apóstolo Paulo fez um apelo claro e direto à igreja de Tessalônica: “Irmãos, orai por nós” (2º Tessalonicenses 3.1). Aprecio a simplicidade desse apelo. Foi proferido de forma emocionalmente branda. Você conhece a profunda necessidade que este apóstolo tinha da ajuda de Deus? “Ora, trabalhei muito mais que eles, fui mais vezes encarcerado, fui espancado mais do que posso contar e, em vários momentos, estive às portas da morte. Cinco vezes levei as trinta e nove chibatadas dos judeus, três vezes espancado pelos romanos, uma vez fui apedrejado. Naufraguei três vezes e fiquei um dia e uma noite perdido no mar. Em viagens difíceis, ano após ano, tive de atravessar rios, enfrentar ladrões, lutar com amigos e inimigos. Estive em risco na cidade, em risco na zona rural. Enfrentei perigo sob o sol do deserto e em tempestades no mar. Também fui traído pelos que pensei ser meus irmãos. Sei o que é trabalhar duro, passar noites longas e solitárias sem dormir. Já fiquei muito tempo sem comer, sofri com o frio e com a falta de agasalho. (2º Coríntios 11.26-28)

Nós a percebemos, com mais veemência, em Romanos 15.30: “Queridos amigos, tenho um pedido: orem por mim”. Orem fervorosamente comigo e por mim (NVI). Luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor.

Temos aqui um homem de Deus, ele possui grandes dons e experiências com o Eterno. É muitíssimo inteligente e sábio; é um valoroso guerreiro espiritual. Sem dúvidas, é um instrumento escolhido por Deus. No entanto, faz um apelo por oração: “Orem por mim. Lutem comigo nas orações a Deus a meu favor”.

Falo em benefício de milhares e milhares de cristão que precisam de orações.

Orações pela mãe que tem seu filho envolvido com as drogas. Oração por um casal que está para se divorciar. Oração por uma igreja que está em crise espiritual. Oração por um familiar que está enfermo e a família desesperada não sabendo mais o que fazer. Oração por um coração que se encontra cheio de rancor e ódio. Oração por jovens que estão envolvidos em relacionamentos promíscuos... Oração e orações.

Pedimos humildemente: ore por nós. Que estes versículos sejam o seu guia.

Imagine o que Deus pode fazer! A oração tem seus efeitos sobrenaturais.

Tiago 5.16, diz: Orai uns pelos outros.

Quando não se sabe o que fazer, quando não se tem mais força, quando o desespero chega, precisamos de alguém que esteja disposto a interceder por nós, alguém que dobre o seus joelhos por famílias e por nações. Alguém que entenda que motivos para orarmos temos até por demais, mais que se coloquem a disposição para atenderem o pedido: Finalmente, irmãos, orai por nós.

sábado, 19 de maio de 2012

PRECISO TER PACIÊNCIA – TRANSITO DE BH

imageTemos muitas situações diárias que nos levam e até nos obrigam a exercer paciência. Um dos motivos é o “caos do trânsito”. Acredito que você irá concordar comigo, ande você de ônibus ou carro. São obras que não cessam, é a frota de carro que não para de crescer, é irritação e provocações entre os motoristas. E o metrô? Não se pega trânsito, mais haja paciência para ficar apertado como um peixe na lata de sardinha.

Em horários de pico, gasta quase uma hora em um percurso de quinze minutos.

Por causa deste trânsito, acordamos mais cedo e dormimos mais tarde. Tudo contribuindo para o nosso cansaço físico e nosso estresse.

É, precisamos desta paciência todos os dias, caso contrário, posso perder minha bênção por causa deste trânsito caótico e envergonhar o evangelho; e do jeito em que está crescendo à população das capitais vamos precisar de muita, mais muita paciência.

Em relação ao trânsito: ou temos a paciência de Jó ou mudamos para um interior destes.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

UMA MULHER QUE NÃO DESISTIU DO SONHO DE SER MÃE

imageSonhos realizados, anseios satisfeitos e desejos cumpridos agradam a alma. Todos nós temos sonhos e anelamos vê-los cumpridos.

Quem não sonha não vive; quem desistiu de sonhar desistiu de viver. Muitos veem seus sonhos se transformando em pesadelos.

Outros desistem de seus sonhos e os sepultam, colocando sobre o túmulo deles uma lápide: "Aqui jazem os meus sonhos".

Enterrar os sonhos é sepultar-nos vivos na mesma cova. Rouba a nossa alegria e faz murchar a nossa alma.

Mas o desejo que se cumpre agrada a Deus. Isso nos faz lembrar-se da mulher de Elcana, Ana, que tinha o sonho de ser mãe. Seu sonho estava sendo adiado, pois era estéril e; por onde passava, as pessoas tentavam matar o seu sonho.

Sua rival a provocava; o sacerdote Eli um dia a chamou de bêbada, quando na verdade ela estava derramando sua alma diante de Deus em oração; seu marido tentou dissuadi-la a abandonar o sonho de ser mãe.

Ana, porém, perseverou. Ela continuou crendo no milagre e deu à luz Samuel, o maior profeta, o maior sacerdote e o maior juiz de sua geração.

Seus sonhos também podem tornar-se realidade, assim como a da “mãe” Ana.

ESCOLHA O NOVO MUNDO

imageEscolha o mundo novo. Escolha, porque não dá para ficar em cima do muro. Você não tem como fugir da sua liberdade, pois, na verdade, ficar em cima do muro já é escolher: escolher deixar o mundo como está. Mas não esqueça que escolher não mudar é escolher morrer. Num mundo vivo e dinâmico, escolher ficar parado é o mesmo que escolher andar para trás. O tempo não para, e com ele leva tudo quanto é vivo. Escolher deixar como está para ver como é que fica é escolher deixar piorar. Fazer nada é contribuir para a degeneração, decomposição, destruição. Você não tem opção. Sua opção é fazer uma opção. Escolher não é uma palavra de ordem, é a constatação de um fato: você está sempre escolhendo. Nesse caso, escolha o mundo novo.

Escolha o mundo novo. Veja bem: "o" mundo novo, e não "um" mundo novo. Você não está diante da opção de escolher um dentre vários mundos. Só existe um mundo, e é esse aqui. Não existe outro. (Ou se preferir, existem muitos mundos, mas são todos nesse aqui). Não é possível mudar de mundo. Só é possível mudar o mundo. Então escolha o mundo novo. Mas não se esqueça que este mundo vai ser mudado. O tempo não pára, lembra? As coisas vão mudar, independentemente das suas escolhas. Então a melhor coisa que você tem a fazer é escolher as mudanças que acontecerão. O mundo não pode ser abandonado no piloto automático. Deus entregou esse mundo para ser pilotado por você. Então escolha para que lado você quer que ele vá, porque ele vai de qualquer jeito, e vai rápido. Não se conforme com o que está, pois o mundo está o que não é. Escolha o mundo novo.

Escolha o mundo novo. Novo porque diferente. Novo porque melhor. Novo porque em processo de redenção. Novo porque em mudança. É claro, não somos ingênuos, jamais conseguiremos transformar este mundo completamente, jamais este caos será um jardim. Mas é possível plantar jardins no meio do caos. Escolha os jardins. Faça o mundo novo. Não dá para acabar com a fome, mas dá para repartir o pão.

Não dá para solucionar todos os problemas do mundo, mas dá para fazer parte da solução, e não do problema. Então, escolha mudar o mundo. O quanto possível. Acredite que o mundo um pouco diferente já é o mundo novo.

Feche a torneira enquanto escova os dentes. Ensine uma criança a ler. Recicle o lixo. Seja profissional. Seja voluntário, voluntária. Ajude seu amigo a encontrar emprego. Doe uma cesta básica. Sindicalize-se. Subscreva aquele protesto. Leia jornais. Financie um projeto social idôneo. Exija nota fiscal. Diga não ao aborto. Valorize os professores. Apoie as campanhas contra o cigarro e as bebidas. Vacine seu filho. Vote. Apague a luz ao sair da sala. Não desperdice alimentos. Denuncie a violência doméstica. Seja um doador, uma doadora. Adote uma causa justa. Diga não às drogas.

Comprometa-se com o evangelho do Reino: o evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens. Enfim, assuma de vez a fé cristã. Cristianismo já. Mundo novo sempre.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

POR FAVOR, MAIS ALIMENTO!

Mais alimentoA fé se alimenta da palavra de Deus. Sem uma alimentação permanente, a fé se torna cada vez mais fraca. Se você está descontente com a sua coragem, alegria e pureza de coração, avalie a maneira como está alimentando a sua fé.

Compare a maneira como se alimenta. Suponha que você comece o dia tomando um copo de suco e comendo um pãozinho. Talvez isto lhe tome cinco minutos. Em seguida, você sai par ao trabalho ou para escola. E não come mais nada até a manhã do dia seguinte. Assim você passa os dias, tomando um copo de suco e comendo um pãozinho, até que desfalece.

Essa é a maneira como muitos cristãos tentam sobreviver como cristãos. Alimentam sua fé com cinco minutos de refeição, pela manhã ou à noitinha, e não comem outra vez até se passarem vinte e quatro horas. Alguns até pulam uma manhã ou outra, dando à sua fé qualquer coisa para comer, durante vários dias.

Ora, a consequência de uma fé faminta é que ela desfalece. Não é difícil entender isso. E, quando a fé está faminta, ela se torna mais fraca e incapaz de fazer muito. Tem dificuldade para confiar em Deus, adorar e regozijar-se, bem como para resistir ao pecado. Ela suspira e tropeça. Este é o clamor de uma fé agonizante.

A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. “Se a fé vem da Palavra de Deus, ela se vai com a ausência da Palavra” (Romanos 10.17).